Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Grupos e redes sociais da Abrafibro

Perfil 3
O único que está aceitando pedido de amizade. O perfil 1 e 2 estão lotados. Então se algum familiar ou amigo fibromiálgico quiser ser nosso amigo divulgue o link.
Grupo Abrafibro - Fibromialgia Associação
Após ser aceito no perfil vc estará também participando do nosso grupão.
Grupo Fechado exclusivo para Membros da Abrafibro Assoc Bras Dos Fibromiálgicos e seus voluntários. As postagens somente podem ser visualizadas no grupo e pelos seus membros, sem possibilidade de compartilhamento a fim de que haja mais privacidade em nossos relatos, desabafos e orientações (que sempre serão feitas com base no Regulamento que todos recebem ao fazer amizade conosco)

Grupo Abrafibro - Mente e Corpo enfrentando a Fibromialgia
Objetivo do grupo: Grupo da Abrafibro, com a orientação de Profissionais especializados no tratamento de pacientes com Fibromialgia e outras doenças reumáticas. Eles orientam e informam, mas a adesão cabe ao paciente. Não é um grupo para outras discussões, sendo somente o foco voltado ao bem estar físico do fibromiálgico, através da Educação Física e da Fisioterapia, do Relaxamento, da Meditação, entre outras técnicas que visem ajudar o paciente a controlar os sintomas da FM.. Os profissionais são os responsáveis por este grupo, como profissionais que são. Desde já, agradecemos a estes profissionais que se dispuseram a estender a mão, e ajudar os fibromiálgicos que querem mudar e enfrentar a fibromialgia, como é necessário... MOVENDO O CORPO E A MENTE. Mens sana in corpore sano

*Grupo Abrafibro - Direito Previdenciário *
Objetivo do grupo: Não é um grupo para convivência ou interação. É um grupo só para tirar dúvida na área do Direito Previdenciário.
Importante: NÃO É UMA CONSULTA! É SÓ UM TIRA DÚVIDAS RÁPIDO.
Após receberem a resposta à sua pergunta, pedimos a gentileza de saírem do grupo, para dar lugar a outros.
Portanto, o quanto antes fizerem sua pergunta, outros terão a mesma oportunidade.

*Grupo Abrafibro - Membros Sugerem Profissionais *
Objetivo do grupo: A Abrafibro - Associação Brasileira dos Fibromiálgicos sempre recebe pedido de sugestões de médicos, profissionais habilitados que saibam como tratar a fibromialgia e o fibromiálgico.
Vamos deixar claro que, não é a ABRAFIBRO QUEM FAZ AS SUGESTÕES, mas seus membros.
Eles vão sugerir profissionais que gostam de seu atendimento.
Profissões reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina e respectivos Conselhos de Classes (Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Psiquiatria, Nutrição, Homeopatia, Acupuntura Médica, e outros a serem pesquisados no momento oportuno.
São indicações de profissionais, e não do tratamento aplicado.

Abrafibro - LIVES (Página)
Página comunidade onde são feitas as LIVES da Abrafibro e seus voluntários.

Página de Conhecimentos Científicos
Mais uma inovação da ABRAFIBRO - Associação Brasileira dos Fibromiálgicos, colocando à disposição de pacientes e profissionais estudos, pesquisas, novidades e orientações científicas acerca da Síndrome de Fibromialgia.
Nesta página todo material ou artigos encontrados devem conter a fonte: bibliografias, endereço do site, autor(es), isso para dar a devida credibilidade e crédito às informações prestadas. Não serão aceitos artigos ou tratamentos sem comprovação científica, e não reconhecidos pela sociedade médica. Quanto as terapias alternativas, deverão passar por aprovação para permanência da publicação.

*Instagram *
São feitas as mesmas publicações do grupo Abrafibro.

Twitter
Atualizado com informações do Instagram.


Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!