Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.
Você pode seguir nossos outros canais de notícias.
Escolha:
Aqui, você pode cadastrar seu e-mail, logo abaixo, na coluna à sua direita.
Ou escolher entre:
WhatsApp
Telegram

Notícias sobre Fibromialgia e Saúde.
Não são grupos interativos.

Discutimos ações em parcerias com pacientes e parlamentares, na busca por políticas públicas que dignifiquem e tragam à tona assuntos e benefícios importantes para nossa qualidade de vida.

TRADUTOR

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE HOJE...MAIS UMA VITÓRIA PARA OS FIBROMIÁLGICOS DO MARANHÃO!


A decisão do acordo entre o Estado do Maranhão e o Tribunal de Justiça do Estado, através do MM Juiz Dr. Douglas de Melo Martins aconteceu na data de hoje, 29.11.2021.
Nós da ABRAFIBRO e o  Grupo de Apoio Fibromialgia Maranhão através de nossa Vice Presidente Simone Eli Bombardi não tem palavras suficientes para agradecer a todos os envolvidos que estiveram ao nosso lado, e acreditaram que sería possível.
Trabalharam em conjunto a Defensoria Pública do Estado, com o Exmo. Defensor Dr. Cosmo Sobral com a representante Ministério Público a Promotora  Sra Dra. Ana Tereza Freitas, o Município de São Luís e Estado do Maranhão com seus respectivos representantes, recebam todos os nossos mais sinceros agradecimentos, por defenderem nossos interesses para  Tratamento de Referência e Multidisciplinar aos pacientes maranhenses fibromiálgicos. 

Da decisão:
"AMBULATÓRIO DA DOR" na Policlínica da Cidade Operária em São Luís/MA, outros dois na Macro Região de Caxias e Imperatriz.
O cronograma de especialidades deverá ser apresentado em 60 dias.
O prazo para o início é de 6 meses, com prestação de contas bimestral.
Outra solicitação foi feita por parte da Vice Presidente e, foi acatada pelo MM Juiz. Pediu que na ocasião da inauguração, o Estado do Maranhão faça a divulgação em todas as mídias para plena divulgação. Assim, todos os pacientes maranhenses poderão tomar conhecimento dos tratamentos que estarão à disposição.
Uma maneira de alentar tantos pacientes, diante de tantos sintomas provocados por esta síndrome.
Segundo palavras do Defensor Dr. Cosmo: 
"Aqueles que buscam os seus direitos, serão sempre beneficiados." 

Que Deus abençoe a todos!🙏🏻 

Temos a dizer que a luta foi longa, difícil... Mas tivemos ao nosso lado expertises que souberam como poderíamos alcançar a vitória.
Ela não veio de graça! Foi preciso ir à luta.
Gostaríamos que o exemplo fosse seguido por mais Estados e pelo Governo Federal. Porém, que todos saibam que tudo começa pela parte interessada - o paciente! 
Se no Maranhão foi possível, outros podem fazer as tentativas em seus Estados. Como?
É preciso empenho, tempo, disposição, consciência e responsabilidade. Procurar as pessoas certas, sabendo falar sobre essa síndrome que nos aflige. E que o objetivo é Tratamento Multi e Interdisciplinar necessário, que trará de volta o respeito, a dignidade e a vida com qualidade. 

Se você quiser orientações, converse conosco no privado. São muitos detalhes a explicar. 

Abraços Fraternos




2 comentários:

  1. Ñ há vitoria sem luta, agradeço primeiramente a Deus em segundo, essa pessoa humana é admissível q é a Simone q Deus lhe abençoe sempre em nome de Jesus 🙌🙌

    ResponderExcluir
  2. É à todos q tiveram nessa luta, por nós portadores da fibromialgia. Obrigada à todos 💋💋❤

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!