Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

INFOABRAFIBRO de 16 a 22.09.2022

 Chegou a Edição da Semana 

De 16 a 22.09.2022.

Trazemos as novidades e notícias sobre o mundo da Fibromialgia e dos Fibromiálgicos no Brasil e no mundo.

Precisamos lembrar: Este trabalho é 100% voluntário, de pacientes para pacientes e de Profissionais Renomados e Especialistas.

Nosso objetivo é que aproveitem e divulguem ao máximo esse trabalho. É parte integrante do seu tratamento também. Acredite!

Quanto maior o conhecimento, maior o empoderamento.

A luta contra os sintomas da Fibromialgia não obtém sucesso apenas com medicamentos. 

Não! Fato! 

O envolvimento do paciente no tratamento não medicamentoso e na educação do paciente para seu engajamento, formam o conjunto que tem chances muito maiores de sucesso contra o "pacote" de sintomas.

Sua parte é muito ou tão importante quanto qualquer outra.

Faça por você!

Agora...vamos às novidades.

✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓✓

Faltando apenas 7 dias para o encerramento da coleta de apoios a nossa IDEIA LEGISLATIVA levada ao Senado, conseguimos apenas 











Infelizmente, pudemos comprovar a triste realidade, acerca do interesse de alguns pacientes.

Voltamos a frizar:

Sem união e ativismo não alcançaremos os objetivos necessários para qualidade de vida, a visibilidade da Fibromialgia e o  institucionalização de políticas públicas aos pacientes com fibromialgia.

O que você pode fazer? 

O que sugere?

^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°







ENCONTRO VIRTUAL COM A ABRAFIBRO, recebemos sugestões, comentários, e vamos prosseguir...

O próximo será no dia 01.10, às 14:30 pelo TELEGRAM!  - sempre no primeiro sábado de cada mês.

Inscrições até 30.09.22. 
*Não adicionaremos ao Grupo aqueles que se inscreverem após esta data.*

Como se inscrever? Preencha o formulário abaixo.

https://forms.gle/Mhh6u7Vozhkdx9DM8

As orientações seguirão para e-mail cadastrado na inscrição.

Então, escreva corretamente seu endereço eletrônico. Verifique se está lotada sua caixa de entrada. Verifique também no SPAM.

Não podemos nos responsabilizar por mensagens devolvidas, por informação incorreta ou caixa de entrada lotada.

^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°

E então... A ABRAFIBRO precisa de ajuda voluntária de pacientes, e não é financeira!











^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°

Foi discutido no XXXIX Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Gramado

Fibromialgia é incapacitante?

Os reumatologistas Dr. Antonio Techy (Paraná) e Dr. Marcos Aurélio de Freitas Machado (São Paulo), que defendem respectivamente a capacidade e a incapacidade laboral dos portadores, são os convidados para o debate.

Estamos à espera dos resultados do debate.

^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°

Vitória da Conquista/BA

Profissionais de RH da Prefeitura receberam orientações sobre tratamento multidisciplinar da fibromialgia

O tratamento multidisciplinar da fibromialgia foi um dos assuntos tratados na palestra “Conversando sobre Fibromialgia”, realizada na tarde desta segunda-feira (19), no Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast).

^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°

Goiânia/GO

Matéria de Bokão prioriza atendimento de pacientes em hemodiálise, com câncer ou fibromialgia

Comércio, instituições financeiras e prestadores de serviços deverão disponibilizar senhas para atendimento preferencial 

^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°

Curitiba/PR

UFPR seleciona voluntárias para pesquisa clínica sobre fibromialgia

Um estudo conduzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a empresa Ecco Fibras, avaliará os efeitos do uso da laserterapia no tratamento da dor crônica em pacientes com fibromialgia.

^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°

Vitória/ES

Mutirão gratuito de tratamento de dor será realizado em Vitória

 50 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão atendidos por médicos especialistas de várias regiões do país na Santa Casa de Misericórdia de Vitória

^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°

Campina Grande/PB

Hospital Municipal Pedro I passa a contar com ambulatório para tratamento de pacientes com dor crônica

..."são atendidos pacientes diversos, como pós-cirurgiados, pessoas com lesão de nervo, fibromialgia e até enxaqueca crônica, além de outros tipos de dores...."

^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°^°

Esta semana é só!
Agradecemos sua atenção e sua leitura. 
Divulgue nosso trabalho. É de pacientes para pacientes, de profissionais voluntários que acreditam que a Fibromialgia existe!
Abraços Fraternos 🌷



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!